Jogos do torneio sul-americano foram divulgados

Apesar de nova data divulgada para a disputa da Copa América, a competição não contará com a participação de Austrália e Catar. Convidadas, as duas seleções acabaram desistindo de jogar o torneio por conta da pandemia de covid-19. No entanto, a Conmebol modificou as datas e irá manter as sedes e o formato padrão mesmo com as ausências. A Copa América 2020\21 vai ter como sede dividida entre Argentina e Colômbia, com início em 13 de junho. A abertura será realizada nos dois países, em Buenos Aires (ARG), com a partida entre Argentina x Chile, na capital, e Paraguai x Bolívia, em Mendonza, mas a final está marcada para Barranquila(COL), 10 de julho.

12 seleções vão ser reunidas este ano na competição, nesta edição. Sendo as dez filiadas à Conmebol e até então seriam também Austrália e Catar, duas nações convidadas. Contudo, o Catar estava no Grupo B, com sede na Colômbia, grupo no qual está o Brasil, e enfrentaria a equipe do técnico Tite na terceira rodada, em Barranquilla.  Já a Seleção Brasileira disputará seus jogos na Colômbia. A estreia será contra a Venezuela, dia 14, em Medellín. A Austrália se encontrava no Grupo A, que será disputado na Argentina.

Em meio ao ocorrido, a confederação sul-americana ainda não se pronunciou sobre a desistência dos países da AFC.

A única a se pronunciar foi a própria AFC. Em notas, a entidade comunicou a decisão de não jogar através da Confederação Asiática de Futebol (AFC) adiar jogos das eliminatórias conjuntas para a Copa do Mundo de 2022 e para a Copa da Ásia de 2023 por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Em nome da comunidade futebolística australiana, agradeço à Conmebol [Confederação Sul-Americana de Futebol] pelo convite e o contínuo diálogo ao longo do último ano. Participar de uma competição tão prestigiada e vivenciar a cultura de futebol da América do Sul seria incrível para nossos jogadores, comissão técnica e torcedores”, afirmou o chefe executivo da federação da Austrália, James Johnsson, em nota divulgada no site oficial da entidade. ”

Fonte: Agência Brasil- EBC