Now Reading
Atletas do Brasil, seus desempenhos na natação ao longo das olimpíadas

Atletas do Brasil, seus desempenhos na natação ao longo das olimpíadas

Muito se fala sobre a participação brasileira na natação, pois bem, aí vai a primeira informação: Em 1920, nos jogos Olímpicos da Bélgica, o Brasil iniciou sua trajetória nas competições oficiais de natação ao levar seus atletas para a disputa dos 100 m livre.​ Ângelo Gammaro e Orlando Amendota foram os nadadores na ocasião e, não chegaram a avançar muito na disputa, sendo eliminados nas primeiras fases da modalidade. Apesar desse começo decepcionante, no entanto, o Brasil é hoje um país bastante privilegiado na natação, são 14 medalhas olímpicas; uma de ouro, quatro de prata e nove de bronze. Isso sem falar que a natação como esporte atingiu a marca de 55 finais olímpicas, dessas, oito foram nos jogos olímpicos do Rio, em 2016.

Considerado o maior nadador de todos os tempos, Cesar Cielo é atualmente o único campeão olímpico do Brasil, além de também ser lembrado por muitos como o nadador mais rápido do planeta. São muitos recordes do atleta para o nosso país, por exemplo: nos 50 m livre e também nos 100 m livre. Durante os Jogos Olímpicos de Pequim, na China, César conquistou o tão sonhado ouro olímpico após atingir a marca de 21s 30, com o feito até o momento nenhum outro brasileiro atingiu esse feito. As provas de velocidade deram ao nosso país outras importantes medalhas olímpicas ao longo da história, quatro delas de Gustavo Borges. Ele é o nadador brasileiro com o maior número de medalhas na história olímpica do Brasil.

Grandes nomes da natação masculina

Em Barcelona 1992, Borges foi derrotado apenas para o russo Alexander Popov e ficou com a prata nos 100 m livre, Em Atlanta-96, dois novos pódios, sendo a prata dos 200m livre e o bronze nos 100m livre. Na mesma edição, o Brasil figura novamente no pódio com Fernando Scherer, o Xuxa, nos 50m livre. Quatro anos depois, Gustavo e Xuxa conquistaram juntos mais uma medalha de bronze, no revezamento 4 x100m livre em Sydney-2000. Se eu te contasse que antes de Cielo, Borges e Xuxa, o Brasil já teve outros grandes e respeitáveis nomes nessas provas, você acreditaria? Então, é isso mesmo. Antes dessas feras da natação, o Brasil já possuía seus talentos no nado, como o Manoel dos Santos, primeiro grande nadador velocista do Brasil, com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma-1960 nos 100m livre. Santos também foi recordista mundial da distância entre 1961 e 64.

Ao citar grandes nomes da história da natação, é quase impossível não se associar diretamente com a história olímpica dos Estados Unidos, país que conquistou incríveis 246 ouros, 172 pratas e 135 bronzes no esporte em Jogos Olímpicos. Michael Phelps é o maior atleta da natação em todos os tempos, possui o maior número de medalhas olímpicas na história, nada mais nada menos que 23 ouros, três pratas e dois bronzes, conquistadas ao longo de quatro edições olímpicas. Ufa!! Quase fiquei sem fôlego! Realmente não é fácil acompanhar o ritmo desses tubarões quando estão competindo nas piscinas.

Vale lembrar alguns momentos memoráveis

See Also

O atleta Thiago Pereira, nos proporcionou momentos inesquecíveis nas últimas olimpíadas, quando se torna um dos melhores atletas do mundo no nado medley, protagonizando grandes disputas contra os americanos Michael Phelps e Ryan Lochte e o húngaro Laszló Cseh. A medalha olímpica de Thiago só chegou em Londres-2012, com a prata obtida após uma disputa emocionante contra Ryan Lochte, ouro, e japonês Kosuke Hagino, bronze, deixando Michael Phelps, o maior de todos os tempos, em quarto lugar.

Onde será o local da competição?

A natação em Tóquio 2021 vai acontecer no Centro Aquático de Tóquio, construído para os Jogos Olímpicos com capacidade de 15.000 pessoas. O complexo será sede da natação artística e dos saltos ornamentais. O local fica no Tatsuminomori Seaside Park. Em Koto, Tóquio.

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

© 2022 Luca Moreira. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Moreira Comunicação.

Scroll To Top

benjabet giriş

-
hiltonbet.club
- lunabet.club - süperbetin güncel adres - gizabet giriş