Após uma bem-sucedida transição de modelo a fotógrafo, Trumpas conquistou espaço no mercado da fotografia, onde sua experiência em frente às câmeras redefine sua abordagem única por trás delas. Dono do Studio Trumpas, que há dois anos atende de celebridades a anônimos, o fotógrafo tem se destacado pelo olhar humanizado e técnicas inovadoras, como as sessões por Facetime desenvolvidas durante a pandemia. Trumpas revela como a trajetória o levou a trabalhos de destaque, como a capa do álbum de Luíza Sonza, e os valores que preserva para entregar experiências autênticas e elevadas. Entre novos projetos, ele se prepara para oferecer mentoria a outros profissionais e workshops de fotografia com celular, democratizando sua visão e habilidades para o público.
Como foi a transição de modelo para fotógrafo? Quais foram os principais desafios ao fazer essa mudança de carreira?
Tudo começou quando estava na Europa e fui convidado por um fotógrafo para ser modelo. Com a rotina de castings e trabalhos como modelo, fui me interessando cada dia mais pela arte da fotografia. Assim comprei a minha primeira câmera profissional e montei meu primeiro Studio na casa da minha mãe quando voltei para o Brasil.
Comecei bem pequeno fotografando meus colegas de trabalho e tudo foi fluindo com muito estudo e foco. Não foi fácil, nunca foi, mas com Deus e minha família, pude ir conquistando meu espaço no mercado. Meu maior desafio foi de não negociar meus valores e princípios em meio a um segmento tão concorrido e extremamente fechado mesmo para quem tem talento.
Você acredita que sua experiência como modelo influenciou seu estilo de fotografia? De que forma essa vivência te ajuda a dirigir seus ensaios?
Sim, com certeza. A experiência de ter sido fotografado por muitos fotógrafos me fez poder ter uma visão maior do que é conseguir uma fotografia pensando no melhor resultado de quem está em frente às câmeras.
Por eu ter trabalhado muito tempo como modelo acredito que minha direção fotográfica atinge um ponto onde as pessoas conseguem se sentir mais tranquilas e confiantes para um ensaio fotográfico comigo. Essa boa relação entre o fotógrafo e quem está sendo fotografado é primordial, e um ponto bem importante para que o resultado seja surpreendente, até para aqueles que nunca fizeram um ensaio anteriormente ou que tiveram traumas com outros ensaios fotográficos.
Inaugurar o Studio Trumpas foi um marco importante na sua trajetória. Quais são os valores e conceitos que você busca transmitir através do estúdio?
Sim, o Studio Trumpas existe há dois anos e acredito muito que ainda é apenas o começo de um sonho que tenho desde que descobri a fotografia. Meu Studio recebe desde celebridades e nomes muito reconhecidos no Brasil e no mundo até pessoas anônimas que para mim são tão especiais quanto. Tudo acontece quando cada pessoa entra no Studio Trumpas e recebe o amor, o carinho e a atenção que ela precisa para que ela saia daqui com sua auto-estima renovada, entendendo que cada pessoa carrega a sua própria beleza.
Como foi a experiência de fotografar sua primeira celebridade, a atriz Maria Casadevall, e o que isso representou para a sua carreira?
Naquela época foi uma experiência diferente para mim porque os trabalhos que eu fazia, na maioria das vezes, era para ex-colegas modelos ou atores e atrizes que ainda estavam batalhando pelo reconhecimento.
Uma das minhas maiores características é sempre olhar para os artistas como pessoas, não como artistas, então fiz com a Maria Casadevall o mesmo que faço com todos que fotografo. Dei o meu melhor e o resultado foi incrível. Depois deste primeiro ensaio consegui minha primeira matéria na Folha de São Paulo e claro, foi o início de um novo ciclo para mim.
Você já trabalhou com muitas personalidades renomadas. Há algum ensaio que te marcou particularmente? Qual foi o motivo?
Trabalhei com grandes nomes no mercado brasileiro e internacional e tive muitos momentos marcantes em muitos deles, mas o que marcou a minha carreira definitivamente foi a capa do álbum “A Braba” da Luíza Sonza. A partir deste trabalho meu nome começou a circular em nível nacional.
Durante a pandemia, você precisou se reinventar, incluindo sessões de fotos via Facetime. Como foi essa adaptação e qual foi a resposta dos seus clientes a essa nova abordagem?
Durante a pandemia ninguém podia sair de casa, foi um tempo desafiador onde precisei me reinventar para continuar trabalhando num cenário difícil.
Tive a ideia de testar a fotografia via ligação Facetime para alguns artistas que eu conhecia e assim mesmo a distância eles puderam ter materiais de trabalho que mostraram a realidade de cada um dentro de suas casas. Esse projeto atraiu a atenção da grande mídia e até clientes que eu já tinha acabaram gostando da ideia e me contratando para aquele tipo de trabalho virtual. Consegui entregar resultados incríveis mesmo com a distância. Foi com aquele cenário totalmente improvável que Deus me deu a estratégia certa para continuar em movimento e com isso eu pude me destacar no mercado através do projeto que para muitos não tinha sentido algum.
Quais são as características que você acredita serem essenciais para se destacar como fotógrafo no mercado competitivo atual?
Acredito que a originalidade seja um dos pontos mais importantes no mercado da fotografia. Mesmo em um mercado tão fechado e competitivo, quando você se dedica, busca conhecimentos, se foca em entregar o melhor para as pessoas e preserva seus princípios e valores acima de qualquer coisa, as pessoas se conectam com você pela pessoa que você e pelo resultado que você entrega, assim, a valorização chega. Mesmo que demore um tempo, um bom profissional de fotografia deve ser mantido pela persistência, ele jamais pode deixar que qualquer resposta negativa o tire do foco. A caminhada não é fácil, mas o que eu posso dizer é que vale a pena.
O que podemos esperar de novos projetos no Studio Trumpas? Há alguma novidade que você gostaria de compartilhar com seu público?
O Studio Trumpas já vem buscando estar atento as tendências no mercado imagem no geral, tanto com a fotografia, quanto nos vídeos e com isso, podemos acompanhar de perto o resultado do crescimento dos nossos clientes quando decidem trabalhar com a qualidade da imagem deles com o nosso time. Além disso, a mentoria que estou disponibilizando para profissionais da fotografia selecionados é um serviço que os resultados têm sido incríveis, mas a grande novidade até o final de ano vai chegar para as pessoas que como eu amam tirar fotos com seus celulares, mas muitas ainda não conhecem técnicas básicas para conseguirem uma foto bacana mesmo com o celular pessoal.
Acompanhe Trumpas no Instagram