Tamires Bittencourt dialoga sobre preconceitos que se estendem nas redes sociais

Luca Moreira
8 Min Read
Tamires Bittencourt (Foto: Divulgação)

A Bahia tem a magia de trazer coisas bonitas para a vida das pessoas. A soteropolitana Tamires Bittencourt, por exemplo, tem a obsessão de embelezar tudo o que passa. Seu talento natural para os negócios rendeu bons resultados, como seu próprio negócio de roupas e sua empresa de fragrâncias ambientais.

Com a casa dividida entre São Paulo e Rio em 2010, a designer de interiores entrou aos poucos no mundo da criação de conteúdo na internet, dividindo sua rotina com moda, decoração, viagens, lifestyle e bem-estar. Quando se encontrou, já cumpria a missão de empoderar mulheres negras pelo exemplo.

Ao se mudar para São Paulo, sozinha e sem conhecer ninguém, Tami contou apenas com sua própria empresa para reconstruir sua vida na maior metrópole do país. Esse processo difícil e solitário fez dela uma mulher mais forte e corajosa. Quem vê Tamires hoje fica surpreso. Sua comunidade tem quase 45 mil seguidores apenas no Instagram, onde a influenciadora compartilha sua rotina de trabalho e vida pessoal.

O sorriso largo e o bom humor das baianas embelezaram o Carnaval 2023 do Rio de Janeiro e trouxeram à tona outro lado da influencer. Por todo o glamour que o carnaval ostenta, é a simplicidade da beleza negra de Tamires que mais brilha. A beleza é que é simples e charmosa, é assim que a musa vê o mundo. O caminho que segue tem como companheiros o cultivo do amor próprio, do trabalho árduo e de um gosto pela vida que contagia quem cruza o seu caminho. Confira a entrevista!

Natural da cidade de Salvador, na Bahia, você hoje divide sua vida entre São Paulo e Rio de Janeiro. Como foi a sua vinda para cá e do que mais sente falta na capital baiana?

Eu vim para São Paulo pela primeira vez em 2010 para participar do reality show “Menina Fantástica”, que após várias seletivas por todo Brasil eu entrei na casa. Após o programa eu voltei para Salvador, minha terra natal. Estudei, trabalhei, mas eu sempre quis morar na Capital Paulista porque eu sabia que aqui era o meu lugar no mundo.

Considerada uma empreendedora nata, o seu talento foi te rendendo conquistas a cada passo, sendo que hoje é dona de uma loja de roupas e possui uma empresa de aromatização de ambientes. O que a fez optar investir nesses dois setores? Existe uma receita certa para o empreendedorismo?

Eu sempre amei o trabalho artesanal, e sempre fui curiosa sobre esse universo da moda, decoração e aromas, então eu decidi juntar o útil ao agradável, atuei com a loja de roupas feminina e decoração, e no tempo livre eu desenvolvia aromas para ambiente. Que foi um sucesso de vendas! O empreendedorismo feminino vem crescendo muito nos últimos anos e com ele as oportunidades. Acho que você tem que ousar e sempre buscar inspiração para criar algo novo. Fazer com que as pessoas vivam uma experiência completa e marcante.

Tamires Bittencourt (Foto: Divulgação)

Desde a sua vida como designer de interiores, as empresas e tudo mais, você acabou se tornando um sucesso nas redes sociais, onde atrai milhares de seguidores e mostra sua rotina com a moda, decoração, viagens, lifestyle e wellness. Tendo em consideração o alcance que seu conteúdo foi tomando, como considera ser a participação da internet no seu cotidiano atualmente?

A internet é um universo repleto de oportunidades. E é através das redes que eu me conecto com as pessoas de forma espontânea, e também tenho a oportunidade de mostrar o meu trabalho para as marcas que tenho interesse.

Um dos grandes orgulhos que se torna perceptível em você é justamente o fato de com a sua posição conquistada, você poder estar inspirando e empoderando outras mulheres pretas através dos exemplos que dá. Por um lado crítico e necessário de debate, considera dizer que até mesmo no trabalho de influenciadora, possa ainda existir inferiorizações?

Sim, existe muito. As pessoas sempre vão procurar diminuir os seus esforços seja lá onde você estiver. Influenciar pessoas não seria diferente, também por ser uma “profissão nova”. Por isso acho importante ter muita responsabilidade com o se fala e posta ali nas redes, as pessoas realmente consomem o seu conteúdo, buscam inspirações e até mesmo conselhos.

Tamires Bittencourt (Foto: Divulgação)

Na sua biografia é falado que ao chegar na grande metrópole de São Paulo, a única companhia que teve para e adaptar a rotina era a sua própria, sendo assim a sua única companhia para reconstruir sua vida. Quais foram os principais desafios que enfrentou nesses primeiros momentos e como passou a ver o lado positivo em todo esse esforço de adaptação?

Meu maior desafio foi não conhecer ninguém e ter que buscar um emprego. No início não tinha lado positivo, era perrengue mesmo. Mas eu fui persistente porque sabia que aqui era o meu lugar de crescimento e evolução.

Atualmente existem muitos debates que apontam as redes sociais apenas como um ambiente tóxico e que se torna infectante pelas acusações de se retirar a vida social, principalmente de jovens. Como criadora de conteúdo, qual é a sua visão sobre essas questões?

Tudo em excesso gera um resultado negativo. Eu acredito que o problema não está nas redes sociais e sim em como você consome aquilo. Hoje eu uso as redes sociais para divulgar meus negócios, então para mim e um ambiente de trabalho. Mas também concordo, que, em partes afeta sim a vida das pessoas negativamente, por justamente a maioria não poder ter aquela vida “perfeita” que existe ali.

Tamires Bittencourt (Foto: Divulgação)

Esse ano, você acabou conquistando destaque no carnaval carioca, principalmente por representar a beleza negra, mostrando algo que ao mesmo tempo em que é simples e encantador. Aproveitando o destaque que foi evidenciado em um evento com tanto impacto nacional, o que significa ser negra no Brasil e como essa característica a orgulha?

Ser negra no Brasil é desafiador, as pessoas são preconceituosas e isso nunca vai mudar. Então eu uso o meu tempo para ser o melhor que posso ser, e tratar os outros com amor e respeito. Foi dessa maneira que eu fui ensinada a ser, e não é a cor da minha pele que vai mudar isso. Sou muito orgulhosa de mim por isso.

Acompanhe Tamires Bittencourt no Instagram

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página