A tendência dos influenciadores digitais não para de crescer! E dessa vez não só entre os humanos. Fazendo uma pequena pesquisa no Instagram ou no TikTok já se tornou comum encontrarmos uma sequência inacabável de perfis dedicado a compartilhar a vida de cachorrinhos e gatos, e muitos deles são famosos inclusive, chegando até a serem reconhecidos na rua!
Golden Retriever, Shih-tzu, Yorkshire, Buldogues, Lulu da Pomerania, existe uma variação imensa de perfis, entre eles alguns com perfis verificados e que chegam a milhões de seguidores. Entre esses, nossa coluna decidiu fazer uma entrevista com Patrícia, dona da shih-tzu Zoe Abdel’s Shing, para mostrar como são os bastidores desse fenômeno todo. Confira a entrevista!
Com mais de 37 mil seguidores, você gerencia hoje o perfil da shih-tzu Zoe, que é parte desse movimento de pets influenciadores que hoje é uma tendência no mundo todo. De onde veio a ideia de compartilhar o dia a dia da Zoe?
Antes de comprar a Zoe, sempre fui encantada pela mãe dela, Under Grace Abdel’s Shing, BA* Campeã Brasileira e Panamericana das Exposições Cinófilas em 2017. Comprei-a em agosto de 2018, eu já acompanhava alguns perfis do Instapet famosinhos, então decidi criar um perfil para ela, para acompanhar o seu desenvolvimento, me espelhando na mãe dela e me surpreendeu o crescimento do perfil desde então.
Já faz um tempo que nós humanos já não somos os únicos usuários do Instagram, indiretamente falando. Por esse lado, você acredita que os produtores de conteúdo dos perfis pets também vêm ganhando esse mesmo vício de se postar? Como funciona um dia a dia de produção com a Zoe?
Com certeza! Como eu trabalho a produção com a Zoe acontece aos sábados, ela vai para o banho e quando ela chega, já a produzo para fazermos fotos ou vídeos para termos conteúdo para a semana. Eventualmente faço algum vídeo/tutorial a noite, quando dá aquele insight de conteúdos que os seguidores pedem. Gosto sempre de postar no feed nas segundas, quartas e sextas, storys procuro mostrar o dia-a-dia dela, rotinas de escovação, produtos que indico.
Comentando de uma forma geral, quais são as dicas de vocês e o passo a passo para quem pensa em começar a desenvolver um perfil para seus pets? Quais vantagens e o que vem explicando esse sucesso na rede?
Primeiramente, pensar qual seria o assunto que você quer abordar no IG? Depois de ter definido o assunto, interagir bastante com o publico através dos storys, post no feed com certa frequência para não cair no esquecimento (risos) e o mais importante bom humor nos conteúdos! Muitos perfis entram na rede e não sabem do que falar para seus seguidores, aí acabam desistindo, pois não tem um publico muito menos engajamento.
Zoe é reconhecida nos shoppings, nos parques, petshops, pedem pra tirar foto, eu como mãe dela, me sinto orgulhosa por mim e por ela (risos). É muito gratificante as lojas, petshops quererem te ter ali como parceiro, representando a marca, sem falar na troca de experiência dentro da rede, ao mesmo tempo em que eu ensino tudo que aprendi com relação a pelagem (que é o assunto mais abordado), eu também aprendo sobre outros assuntos.
Da mesma forma que os influenciadores digitais têm feito, é possível perceber uma demanda crescente do interesse das marcas de produtos para cachorros e gatos que buscam anunciar nesses perfis. Como vem observando a demanda por esse interesse comercial?
As marcas precisam de alguém que as represente, pois só postar e fazer o marketing as vezes não resolve. As pessoas precisam ver alguém usando ou experimentando determinado produto para ter certeza que o produto é confiável.
Entre os conteúdos compartilhados nessas redes, muitos deles também têm conteúdo de dicas para criação, entre outras coisas, que em alguns casos acabam entrando em temas mais técnicos. Sobre essas questões, você acha que é indispensável possuir um suporte veterinário nesses conteúdos?
Com os pets sim, principalmente quando o assunto é alimentação, pois agora está essa onda de AN (Alimentação Natural), BARF (“Biologically Appropriate Raw Food”, a base desta alimentação consiste em carne crua, órgãos crus, ossos e cartilagens crus (inteiros ou moídos), vegetais e ovos crus), muitos seguem IGs que ensinam como fazer sem ter o parecer técnico que um veterinário tem muitas vezes o animal acaba adoecendo em função de não querer gastar com orientação de um nutricionista vet.
A respeito do aumento dos perfis de pets, tanto no Instagram como no TikTok, você acredita que um dia esses perfis pets poderão se igualar ao número de contas comerciais e de pessoas, em um futuro distante?
Possivelmente, já temos aí na rede dois perfis pet que bombam, até mais que perfis humanos.
Falando um pouco mais sobre você, Patrícia, como é conseguir equilibrar a programação do perfil da Zoe em relação a sua própria presença nas redes?
Tu acredita que deixei de lado o meu perfil? Só entro às vezes mesmo quando os amigos me enviam algo. Postar mesmo, somente nos storys (risos).
Sobre os fãs/seguidores da Zoe, como é receber o feedback deles diariamente? Você percebe um bom retorno em relação a ela?
Cara, até eu às vezes me impressiono com o feedback deles. Recebo muitas mensagens de carinho, elogio e de agradecimento pelas dicas compartilhadas, isso não tem preço!
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