Referência do Synth pop, DENNIX lança novo álbum

Luca Moreira
9 Min Read

O performático DENNIX traz uma novidade há muito esperada pelo seu público. Seu novo álbum batizado de “Sweet Dreams” carregado de expectativas e com composições que passeiam por estilos mais dançantes até outros mais contemplativos. O álbum já está disponível em todas as plataformas digitais.

“Sweet Dreams” conta com 14 músicas, sendo 2 inéditas (incluindo a que dá nome ao álbum), 6 remixes voltados pra pista, uma das paixões do músico, e 6 singles próprios lançados nos últimos 18 meses, agora compilados nesse trabalho mais completo.

Conhecido no meio do eletrônico como um showman, DENNIX mistura synth pop e synth wave com referências dos anos 80 e disco music para criar um som eletrônico cantado em inglês sem comparativos ou precedentes no cenário musical brasileiro. Um artista vocal, com letras fortes, harmonioso e melódico.

O álbum também destaca remixes de artistas consagrados nacional e internacionalmente para suas músicas, como L_cio (que trouxe um tom mais tech-house para seu remix), Andy Bach (com uma pegada Nu-Disco) e Tessuto. Ao lado do produtor e diretor artístico do Midas Music, Renato Patriarca, DENNIX convida seus ouvintes a uma imersão em busca de autoconhecimento através de suas composições elaboradas e reflexivas. Confira a entrevista:

Ansiosamente aguardado pelo seu público, o início do mês de abril trouxe para o mercado fonográfico, o novo álbum “Sweet Dreams”, que nos traz uma viagem à diferentes estilos musicais, que variam desde músicas que nos levam a um espírito mais dançante ao mais contemplativo. Como foi a história da produção desse projeto e como foi sendo a receptividade do público nesse último mês?

Esse álbum começou a ser composto em meados de 2019, meses antes da pandemia começar. Ele traz reflexões sobre autoconhecimento, cujo tema já vinha sendo abordado em algumas músicas de trabalhos anteriores, como o meu penúltimo álbum ‘Listening to Stars’. Podemos dizer que ‘Sweet Dreams’ é um trabalho mais amadurecido neste sentido, uma síntese de processos internos dos quais já vinha passando em minha vida e trouxe à tona algumas questões através desta obra.

Utilizando como base os acontecimentos que se passam em nossas cabeças quando sonhamos, tais como os conteúdos que nosso inconsciente formula, o que o fez querer explorar esse acontecimento que é tão cotidiano na vida das pessoas? Passaram muitas reflexões em sua cabeça nos momentos de processo criativo do álbum?

Eu não saberia lhe dizer exatamente o momento certo que falar sobre esses temas começou, porque falar sobre sonhos e conteúdos inconscientes não veio de forma tão consciente assim, é como se tudo isso viesse nos meus pensamentos sem muito controle e quando me dei conta, estava muito conectado com questões do meu universo mais introspectivo. É claro que durante o processo criativo do álbum me aprofundei nestes temas através de leituras e da prática de psicoterapia, para compreender o que sentia e o porquê tinha a necessidade de falar sobre isso.  Portanto houve sim em determinado momento muitos períodos de reflexão sobre tudo o que estava pensando em fazer e durante o processo criativo.

“Sweet Dreams’’ além de dar nome ao álbum, é também o nome de uma faixa dele. Como foi escrever essa canção e qual foi a inspiração para ela?

Já faz um tempo que utilizo a ferramenta Stories do Instagram como uma plataforma criativa, onde posto desde fotos e vídeos de acontecimentos do meu cotidiano até pensamentos, reflexões, imagens, vídeos e gifs que remetam a um universo escapista, como uma fuga da realidade ou uma imersão em si mesmo, uma introspecção. Sempre como última postagem do dia,  colocava algumas frases como um mantra, como por exemplo: “Em bons sonhos, a mente revela”, “Em bons sonhos, a força se inicia”, “Em bons sonhos, o amor vence”, e assim por diante. Portanto, ela foi uma síntese desses pensamentos e desses registros publicados durante todo o processo de composição do álbum, e de forma não intencional. Durante o período dessas postagens, não era claro pra mim que esses conteúdos se transformariam em uma letra de música. E assim nasceu a música ‘Sweet Dreams’.

O seu single “So Deep” sugere um vasculhar no fundo da mente à procura de pensamentos e ideias que podem nortear nossas ações e nosso pensar. A música realmente traz essas questões para a consciência, mas de que maneira você acredita que essas reflexões podem ajudar as pessoas a evoluir como seres humanos?

Esse é um assunto bastante rico quando falamos de inconsciente. O que podemos considerar de forma mais objetiva, é que muitas das nossas ações e reações a acontecimentos internos e externos são tomadas a partir de uma decisão inconsciente, ou seja, reagimos a situações em nossa vida sem nos darmos conta do porquê reagimos desta forma ou conduzimos nossas decisões. Há sim uma questão além do inconsciente nessa letra, onde abordo uma força superior que nos guia em nossa vida, onde alguns cultuam através de meditações, vivências, através das religiões, etc. É claro que essas reflexões são importantes e podem ajudar muitas pessoas, pois é através delas que nos percebemos melhor e podemos despertar para o caminho do autoconhecimento.

O isolamento social e a pandemia influenciaram nas suas composições? Como foi o processo criativo deste álbum e o que mais podemos esperar de DENNIX em 2021?

Boa parte das músicas foram compostas pouco antes da pandemia começar. Na época, não imaginava que poderíamos viver essa realidade e nem mesmo que o vírus pudesse existir, portanto, não houve uma influência direta sobre o que estamos vivendo hoje. Apenas as faixas ‘Sweet Dreams’ e ‘Bright Hearts’ foram compostas durante a pandemia, mas essas músicas que já estavam dentro do mesmo conceito das primeiras composições.

DENNIX, além de compositor, você é professor de canto e música. Já pensou em expandir essa área durante a pandemia?

Eu tenho um sonho na verdade, que é oferecer aulas de produção musical para pessoas que não poderiam arcar com os custos de uma formação como essa e permitir que esses alunos se expressem através da música e da tecnologia de forma  livre, dominando as técnicas, e assim construindo o cenário musical do futuro.

Podemos esperar outros projetos engatilhados para este ano, sendo um dos representantes da música eletrônica?

Tudo vai depender da evolução da pandemia. Esperamos que o plano de vacinação neste país realmente seja eficaz e urgente, para que possamos o quanto antes estarmos juntos e podermos seguir com shows e outras apresentações presenciais. Estamos aguardando os próximos passos de curto prazo para vermos como seguir.

O que a  música significa  para você?

Uma linguagem, uma forma de expressão que me identifico muito. Não sei se conseguiria passar minha mensagem e tocar em certos temas se não fosse através dela. Eu amo a música!

Em meio a pandemia, deixe uma mensagem de positividade ao público.

Temos que ser fortes para superarmos esse momento de muitas adversidades e cobrar dos nossos governantes medidas efetivas de combate ao vírus. E continuarmos com uma vibração de positividade pois só assim seremos capazes de superarmos essa fase e retomarmos nossas vidas. Vai  passar!

Acompanhe Dennix no Instagram

TAGGED:
Share this Article