Pietra Quintela relembra 1ª vez aos 9 anos na televisão e conta histórias de bastidores

Luca Moreira
14 Min Read
Pietra Quintela

A jovem atriz Pietra Quintela, de apenas 15 anos, tem cativado o público com sua desenvoltura e espontaneidade. Seu encontro com o mundo da arte começou cedo, passando pelas passarelas desde os dois anos de idade. Nascida em 24 de setembro de 2007, ela rapidamente se apaixonou pelo universo artístico. Filha dos empresários Deborah e Marcos Quintela, sua trajetória a levou das passarelas para a televisão, onde brilha com destemor.

A estreia televisiva de Pietra ocorreu em 2018, quando tinha apenas 9 anos, interpretando Lorena na série “As Aventuras de Poliana”, primeira fase da popular obra infanto-juvenil do SBT. Seu sucesso foi notável, levando à continuação da personagem na sequência “Poliana Moça”, exibida entre 2022 e 2023. Não contente em dominar a TV, Pietra estreou no cinema em 2018 com “Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro” e, posteriormente, em 2021, ingressou no elenco de “Conversando com Einstein”, com lançamento previsto para 2023.

Além da telona e da televisão, Pietra também fez sua incursão nos palcos em 2021, no espetáculo teatral “O Finado Beta e os Irmãos Rubel”. Sua versatilidade artística é também evidente nas redes sociais, onde reúne um impressionante número de seguidores – 7 milhões no Instagram e mais de 1,6 milhão no TikTok. Suas postagens vão desde dicas de moda até tendências de maquiagem, demonstrando sua influência não só como atriz, mas também como uma voz importante na cultura digital.

Além do sucesso profissional, Pietra também se destaca por seu engajamento social. Como embaixadora da IKMR Brasil (I Know My Rights), uma ONG que cuida de crianças refugiadas, ela demonstra seu compromisso com causas importantes. Com o apoio de seus pais e inspirações como Bruna Marquezine e Millie Bobbie Brown, Pietra trilha um caminho promissor, enquanto sonha em alcançar também o cenário internacional, alimentando seu desejo de seguir os passos de suas referências.

Como foi sua jornada desde os desfiles de moda até chegar à atuação na televisão e no cinema? O que a motivou a fazer essa transição?

Eu acho que não foi uma transição ao certo, até porque, eu sempre levei uma coisa junto à outra. Comecei com a moda, mas desde pequena eu sempre gostei de câmeras, de posar, era fotogênica… lembro que pegava o celular e ficava me filmando falando sozinha (risos). Foi por esse motivo, inclusive, que minha mãe me levou para fazer desfiles. Eu adorava! Conforme fui crescendo, comecei também a fazer campanhas, catálogos e propagandas para várias marcas, participei do São Paulo Fashion Week, até que surgiu o teste para fazer novela e eu me apaixonei. Depois disso, fiz outros trabalhos na dramaturgia e entendi o meu caminho. Hoje em dia, tenho a moda como uma aliada da atuação. Sou atriz e atuar é o que eu amo fazer, mas a moda está muito presente em minha vida também.

Você teve seu primeiro papel na TV aos 9 anos, em “As Aventuras de Poliana”. Como foi essa experiência e como você se sentiu interpretando Lorena?

Foi muito incrível. Além de ser o meu primeiro trabalho na TV, era um projeto incrível e grandioso. Sempre amei assistir as novelas do SBT e já era apaixonada por esse mundo da arte, da TV, do cinema. Quando fiz o teste para a novela e passei, eu tinha nove anos e não fazia deia da dimensão de tudo aquilo, da forma como minha vida estava prestes a mudar. Foi muito bom, porque, como comecei a trabalhar muito cedo, também comecei a desenvolver responsabilidades muito cedo. Atualmente, me vejo como uma pessoa muito responsável, como alguém que cumpre seus deveres tenho certeza que só aprendi isso por ter começado a trabalhar muito cedo. Atuar em “As Aventuras de Poliana” foi uma experiência muito incrível, meu primeiro trabalho como atriz significou muito para mim.

Pietra Quintela

Além da TV, você também atuou no cinema. Conte-nos sobre sua experiência ao interpretar a personagem título em “Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro”.

A história sobre como fui chamada para esse filme é bem engraçada. Eu tinha nove anos e estava iniciando o trabalho como Lorena, em “As Aventuras de Poliana”. Na época, a novela ainda não estava sendo divulgada, então ninguém sabia quem eu era. Um dia, eu estava no SBT para um workshop preparativo e parei para almoçar. Para minha surpresa, enquanto esperava minha comida na praça de alimentação, percebi que o Danilo Gentilli estava ali me olhando… até que ele me chamou para conversar com ele e me convidou para ser a Loira do Banheiro no filme dele. No começo achava que era uma pegadinha (risos). Foi uma experiência muito legal, incrível. É um filme de terror e eu amei o processo de gravação, desde a filmagem à técnica de atuação. Uma mega experiência!

Em 2023, você estrelou o filme “Princesa Adormecida”, baseado na obra de Paula Pimenta. Como foi viver a protagonista desse filme? Houve algum desafio específico nesse papel?

Foi uma das oportunidades mais incríveis que já tive na vida. Essa personagem foi um presente de Deus! No mesmo segundo que li o roteiro já estava apaixonada por ela, foi o match perfeito. Acredito que meu principal desafio foi protagonizar um filme inspirado em um livro, porque eu sei que a Paula Pimenta é uma escritora maravilhosa, com um grupo muito fiel de fãs. E quando as pessoas leem um livro que terá uma adaptação cinematográfica, elas esperam que as obras sejam o mais parecido possível. Transmitir a personalidade da Rosa que está no livro e colocar um toque meu para as telonas, além de contemplar essa história toda em um curto tempo foi desafiador, mas muito gratificante.

Você também estreou no teatro em “O Finado Beta e os Irmãos Rubel”. Como foi a transição para atuar nos palcos? Há diferenças entre atuar no teatro e na televisão/cinema que você destacaria?

O primeiro desafio de fazer essa peça é o fato de que ela aconteceu em meio à pandemia. O Lucas Papp, um querido amigo e também ator, me convidou para participar e as apresentações aconteciam só de maneira digital, no Zoom. Todos os atores se encontravam em um estúdio e transmitíamos o espetáculo para o público online. Foi minha primeira vez nos palcos e a experiência foi muito diferente por conta das necessidades daquele momento. Apesar disso, achei muito bacana, sinto que no teatro tudo fica muito mais expressivo, as pessoas na plateia precisam te ouvir, te enxergar… é bem diferente da TV. Mesmo no online, conseguimos transmitir emoção de uma maneira que eu não estava acostumada, mas foi muito legal e intenso.

Pietra Quintela

Você é uma influenciadora digital com uma grande base de seguidores nas redes sociais. Como você equilibra sua carreira de atriz com sua presença online? O que gosta de compartilhar com seus seguidores?

Acho que o fato de ser atriz até me ajuda nessa carreira nas redes sociais. Isso faz parte do meu conteúdo. Hoje em dia, o que compartilho é muito sobre lifestyle e moda, mostro muito sobre minha vida, o que faço no dia a dia, estudo, trabalho, bastidores, minha família, amigas. Também dou dicas de moda, inspirações, tendências… sinto que o fato de atuar me leva a produzir e acompanhar esse conteúdo de forma mais leve. Eu também gosto muito de ver dos outros e espero que o pessoal goste de ver de mim. Sobre equilíbrio, eu sinto que é bom fazer um detox de rede social. Tem dias que eu não posto nada, prefiro ficar mais off e aproveitar minha família, a natureza e o que me cerca.

Quais atrizes e atores você admira e que têm inspirado sua carreira? Você tem algum papel dos seus ídolos que sonha em interpretar?

Tem muitos atores mais velhos que eu admiro por papéis icônicos que eles fizeram, mas inspiração mesmo eu busco em personalidades mais jovens, que estão mais próximos do meu universo e das tendências atuais, o que, para mim, faz mais sentido me inspirar. Entre as brasileiras, a Bruna Marquezine, uma atriz incrível e que chegou à tão sonhada carreira internacional, além de ser linda e super ligada ao mundo da moda. Somos embaixadoras da mesma ONG, a IKMR, que cuida de refugiados e isso me faz admirá-la como pessoa também. Outra personalidade que me inspira é o Rodrigo Santoro, um dos melhores atores que temos no Brasil e que também conquistou a carreira internacional. Agora, entre os atores fora do país, tem o Tom Holland, que fez o Homem-Aranha e muitos outros filmes, um cara jovem e cheio de talento e, principalmente, a Millie Bobbie Brown, sempre fui apaixonada por ela! Quanto aos papéis que ainda tenho vontade de fazer… uma super-heroína ainda é meu grande sonho!

Além de suas atividades artísticas, você também é embaixadora da ONG IKMR Brasil. Pode nos contar um pouco mais sobre essa iniciativa e por que é importante para você se envolver em causas sociais?

Acho que a minha profissão tem um retorno muito legal no sentido de seguidores, fama… e um dos lados positivos disso é o poder de influência. E não falo só de influência no sentido de mudar o pensamento de alguém, mas percebo que tem muitos fãs que só de me verem ficam mais felizes. É esse o meu propósito, é para isso que Deus deu a oportunidade de eu trabalhar com o que eu trabalho. É emocionante ver crianças ou até adultos ficando felizes e emocionados de te verem. Saber que eu posso mudar uma partezinha do mundo, participar de causas sociais e deixar uma criança mais feliz, fazer uma doação ou até influenciar as pessoas a participarem de causas nobres, é uma oportunidade inigualável. Faz bem para os outros e faz bem para mim.

Você mencionou que está estudando inglês e teatro, e que tem o sonho de uma carreira internacional. Quais são suas aspirações para o futuro nesse sentido?

Meu maior sonho, além de fazer uma faculdade de Cinema no exterior, é alcançar a carreira internacional. Desde pequena eu estudo inglês e, hoje em dia, consigo me virar completamente bem. Teatro eu nunca tinha feito aulas, mas depois que acabou a novela decidi me dedicar a isso, porque acho importante estar sempre me atualizando e estudando.

Como você lida com a pressão e as expectativas que podem surgir como uma jovem atriz? Quais são seus principais objetivos e desejos para a sua carreira nos próximos anos?

Acho que como comecei muito nova e cresci nesse meio, acho que estou um pouco acostumada com tudo isso, mas não deixa de ser mágico para mim. Apesar da minha pouca idade, vez ou outra tenho a sensação de que estou perdendo tempo e me cobro bastante. Não gosto de me ver atuando porque costumo ser bastante crítica e acho que isso é algo que costuma me ajudar a atingir um resultado melhor, mas nem sempre é tão saudável, por isso é uma coisa que estou tentando frear um pouco. Mas meus desejos para o meu futuro são muitos! Quero fazer mais filmes, continuar estudando, fazendo o máximo de cursos que conseguir e, mais uma vez, alcançar minha carreira internacional, que é algo que realmente sonho.

Acompanhe Pietra Quintela no Instagram

TAGGED:
Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página