Åsa Orbison: a voz sueca que atualiza o clássico ‘Blue Bayou’ e marca o retorno musical com novo álbum

Åsa Orbison
Åsa Orbison

Åsa Orbison, conhecida por sua participação na série Below Deck: Mediterranean e por ser nora do icônico Roy Orbison, está pronta para encantar o público com sua nova empreitada musical. No dia 15 de junho de 2024, a artista sueca lançou sua versão de “Blue Bayou”, um clássico de 1963 escrito por seu sogro, Roy Orbison, e popularizado por Linda Ronstadt em 1977. A nova versão traz um toque jazzy e uma influência escandinava, produzida por seu marido Roy Orbison Jr.

Além do single “Blue Bayou”, Åsa também lançou “Love Is Strange”, um dueto com Roy Orbison Jr e Wayne Moss, conhecido por seus riffs lendários em sucessos de Dolly Parton e Roy Orbison. Com um álbum completo previsto para setembro, Åsa está animada para compartilhar sua visão musical com o mundo, destacando seu estilo suave de jazz/pop.

Originalmente de Estocolmo, Suécia, Åsa reabraçou sua paixão pela música após se mudar para os EUA e se casar com Roy Orbison Jr. O álbum “Blue Bayou”, que inclui faixas como “Green Eyes”, “Unchained Melody” e “Satin Doll”, é um projeto de paixão gravado em estúdios renomados. Residente em Malibu com seus quatro filhos, Åsa também é ativa em apoiar causas como Music Cares, Operation Smile e BabytoBaby.

Como a sua experiência em Below Deck: Mediterranean influenciou sua abordagem na música e na criação do seu novo single “Blue Bayou”?

Below Deck é para diversão, mas a música é a vida real! A BRAVO tem sido muito boa conosco, e Below Deck é ótimo para o seu Instagram, e é incrível quantas pessoas nos reconhecem pelo programa. Mas nossa música é mais influenciada por Louis Armstrong do que pela TV reality. Há tanta música boa do passado. Julie London, Miles Davis, Roy Orbison, Linda Ronstadt – essas são nossas influências musicais.

O que significou para você trabalhar com seu marido, Roy Orbison Jr., na produção da sua versão de “Blue Bayou”? Como ele influenciou o som da música?

Em 2019, estávamos trabalhando no álbum “Unchained Melodies” do meu sogro Roy Orbison com a Royal Philharmonic Orchestra, no qual cantei vocais de apoio. Foi uma das grandes honras da minha vida. Meu marido Roy e eu ensaiamos muito e nos divertimos bastante tocando juntos. Roy estava brincando com acordes jazzy e nós criamos o rearranjo para “Blue Bayou” na hora. Roy é realmente bom nisso, acho que isso é algo que está na família. Eu mudei algumas notas e, com a minha abordagem “Swenglish” nas letras e vocais, se tornou algo de que estamos realmente orgulhosos e as pessoas parecem gostar.

Åsa Orbison
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Você descreve a nova versão de “Blue Bayou” como tendo um toque jazzy com influência escandinava. Pode nos contar mais sobre como essas influências moldaram a canção?

A arte e a música suecas são muito baseadas na natureza, no clima, nas estações. “Blue Bayou” é esse tipo de música. Meu marido Roy rearranjou a canção e fez muitas substituições de acordes de jazz e alternativas rítmicas. Essas diferenças, com meu sotaque sueco e fraseologia, me deram muito espaço para tornar esse clássico meu.

Como a mudança de Estocolmo para os Estados Unidos afetou sua carreira musical e suas escolhas artísticas?

Mudar para os Estados Unidos – apaixonar-me por Roy – mudou minha vida inteira. Não apenas minha carreira musical e escolhas artísticas. Acabei com 4 filhos lindos – o propósito da minha vida – e vivo uma vida muito diferente de 10 anos atrás.

Åsa Orbison
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Qual foi a sua motivação para retornar à música após sua experiência em marketing e como isso afetou seu trabalho no álbum “Blue Bayou”?

Tudo aconteceu de forma muito orgânica, tocamos música por diversão na nossa família. Eu peguei a guitarra novamente quando o pequeno Roy 3 era pequeno e comecei a tocar para ele. Em vez de videogames, temos um piano na sala de estar e toda a família se revezam. Há pelo menos uma guitarra por pessoa na nossa casa e é simplesmente o que fazemos.

O que você aprendeu trabalhando no “Pretty Woman Studio”, “Cinderella Studio” e “The Cowboy Arms Hotel And Recording Spa” durante a gravação do álbum?

Roy cresceu com todas essas lendas da música que também são como família, então eu tive a sorte de entrar na história da música. O Cowboy Arms Hotel e Recording Spa é o estúdio de Jack Clement. Jack produziu e engenhou Roy Orbison na Sun Records em 1956. O estúdio dele é um terreno sagrado para músicos. Jack trabalhou com Elvis, Johnny Cash e todos na Sun Records de Sam Phillips em Memphis, Tennessee, na década de 1950. Nosso estúdio de música “Pretty Woman Studio” é onde fizemos muitos projetos como o álbum de 30º aniversário de Black & White Night do Roy Orbison. É onde escrevemos músicas, gravamos e trabalhamos.

Tivemos “Mr Harmonica”, Charlie McCoy, para tocar harmônica e vibrafone. Charlie foi o tocador de harmônica do meu sogro Roy Orbison. Ele tocou na versão original de “Blue Bayou” e também no riff de harmônica de “Candy Man”. Também músicos como o saxofonista Jim Horn, que tocou com The Traveling Wilburys. Ele tocou em tantos clássicos como “Strangers In The Night” de Frank Sinatra, “Pet Sounds” dos Beach Boys, “River Deep, Mountain High” de Tina Turner. Aprendi tanto. Não tem como não aprender na presença da habilidade deles. O que mais valorizo são as memórias – como ir ao restaurante mexicano favorito de Wayne Moss depois das sessões com ele e Charlie McCoy e ouvir histórias sobre Roy Orbison e a história da música.

Åsa Orbison - Roy Orbison Jr
Åsa Orbison – Roy Orbison Jr

Pode nos contar mais sobre o dueto “Love Is Strange” com Roy Orbison Jr. e Wayne Moss? Como foi o processo de colaboração e gravação dessa faixa?

“Love Is Strange” é o clássico de Mickey e Sylvia que todo mundo conhece e ama. Roy adorava a guitarra na versão original, então nós refizemos com uma vibe divertida à nossa maneira. É uma das minhas músicas favoritas no álbum e está indo muito bem.

“O Cinderella Studio”, onde gravamos “Love Is Strange” e filmamos o videoclipe de “Blue Bayou”, é de Wayne Moss. Wayne é um dos guitarristas mais gravados de todos os tempos. Ele tocou em todos os sucessos de Roy Orbison, incluindo “Oh, Pretty Woman” e “Only The Lonely”. Ele também tocou literalmente em milhares de sucessos. Por exemplo, é ele tocando o riff de guitarra em “Jolene” de Dolly Parton. Eu tive a sorte de ter Wayne Moss e Roy Orbison Jr tocando em “Love Is Strange”.

Além da música, você é apaixonada por várias causas sociais. Como essas causas influenciam sua vida pessoal e profissional?

Acreditamos em “caridade musical”. O aspecto espiritual de que boa música e arte tornam o mundo um lugar melhor. É um presente que você recebe e dá de volta ao mundo para o conforto que isso pode trazer. A música é importante em bons e maus momentos. A música também é uma maneira positiva de apoiar causas tocando shows gratuitos. Desde limpar o oceano até tocar música para crianças com câncer, a música é uma poderosa ferramenta de arrecadação de fundos.

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