Lifestyle no mercado imobiliário: influência e personificação criam identificação dos compradores com o futuro lar

Luca Moreira
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Designer de interiores e influencer estuda o setor para apresentar imóveis e propostas de decoração que consideram a identidade e bem-estar dos futuros moradores

A construção de um lifestyle (estilo de vida) está relacionada à personalização integral da vida em conformidade com padrões estéticos e culturais que são reorientados de acordo com o perfil de cada pessoa. De forma profissional ou casual, a tendência é que todos tenham um estilo individual que dialoga com rotinas, hobbies, características comportamentais e outros detalhes.

Da escolha pelo uso de certas palavras, símbolos e opiniões, passando pela opção por tipos de roupa – ou até mesmo a combinação de peças –, o uso de acessórios, pinturas corporais, maquiagens, tatuagens até a escolha por bens duráveis de consumo e até mesmo o local de moradia, se possível. 

Cada vez mais, as pessoas têm se adequado, também, pela escolha e personalização de imóveis para compor o próprio estilo de vida – seja para morar ou passar férias, como nas casas de praia e de campo. “Quem pode definir onde quer morar, como quer morar, em que quer morar, tem prestado bastante atenção em questões como o estilo arquitetônico, a assinatura visual, os materiais utilizados na construção e, claro, a montagem interior do imóvel”, comentou Karla Silva, empresária, influencer, especialista em designer de interiores e lifestyle.

Karla, que também é proprietária da BK Concept, loja de artigos de moda no segmento luxo, atua há mais de 20 anos desenhando projetos para a montagem interior de casas, apartamentos e ambientes comerciais para o setor imobiliário. Em diversas ocasiões é convidada pelas próprias construtoras e imobiliárias para planejar experiências com os mais diversos estilos no interior e até no exterior dos imóveis.

“Faço uma imersão em bairros, apartamentos, casas na cidade, à beira-mar ou no interior com todas as vantagens que identifiquei em tais localidades. Mostro os benefícios de cada empreendimento,  como transformar os ambientes internos daquele ‘lar, doce lar’, para que ele se torne o melhor reflexo do morador, onde ele irá se sentir muito bem e, assim, desfrutar de seus momentos de descanso ou de produtividade com o máximo de satisfação”, complementa Karla.

Recentemente, o mercado imobiliário nacional começou a oferecer empreendimentos assinados por marcas famosas, como Porsche, Lamborghini, Versace e outros. Empreiteiras brasileiras também já estão trabalhando com a construção de moradias e escritórios que atendam aos padrões estéticos individuais, inclusive com a possibilidade de decoração personalizada de acordo com itens de grife totalmente identitários. 

Com o avanço tecnológico, esse processo de identificação com os espaços tem ficado mais acessível, em especial com a orientação de profissionais que levam às construtoras um leque mais amplo de possibilidades, priorizando inclusive perspectivas que estão na vanguarda, com estilos inovadores, modernos e impactantes. O objetivo central, todavia, é criar lugares que considerem a individualidade, ofereçam conforto, que expressem gostos pessoais e, mais do que isso, sejam lares ou ambientes de trabalho ideais.

“Como tenho acesso a muitos lançamentos, e sou apaixonada pelo mercado imobiliário, decidi mergulhar nesse universo e explorar as possibilidades para orientar clientes e amigos em suas escolhas por imóveis para viver, trabalhar, passar férias”, conta a influencer. 

Em seu perfil no Instagram, a consultora de lifestyle apresenta diversos vídeos com escolhas espontâneas dela, locais que ela descobriu e com os quais se encantou. “Locais onde eu mesma moraria”, frisa Karla. Em um deles, por exemplo, ela mostra o bairro do Cacupé, em Florianópolis, como boa opção para quem quer estar perto do centro da ilha e junto à natureza ao mesmo tempo. Em outros, Karla mostra propostas de decoração, sugestões de reformas e assim por diante, economizando o tempo de quem está buscando mudanças e precisa tomar muitas decisões. 

“O meu papel tem sido mostrar que podemos encontrar soluções para todos os espaços e ambientes. Eu estudo perfis e dinâmicas de vida, para sugerir propostas que deixem residências e escritórios mais humanizados. Meu propósito é trazer a identidade do cliente àquele ambiente. E isso não se faz apenas com peças de alto valor, há uma ciência por trás de tudo isso, que colabora para a concepção de uma atmosfera positiva e saudável. Sempre pensando na exclusividade, na personalização”, complementou a especialista.

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