Dia Mundial do Meio ambiente: engajamento de empresas em prol da conscientização e preservação ambiental

Luca Moreira
4 Min Read

Hoje (05/06), comemora-se o Dia do Meio Ambiente, uma data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), para conscientizar e mobilizar a proteção ambiental em todo o planeta. A natureza engloba todos os elementos vivos e não-vivos que estão relacionados com a vida na Terra. É tudo aquilo que nos cerca, como a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais e os seres humanos.

Contudo, muitas organizações, dedicam-se as iniciativas que visam a diminuição dos impactos ocasionados pela ação do ser humano no mundo e a preservação da diversidade biológica. Dentre algumas podemos destacar:

Philips: empresa holandesa que trabalha com produtos de alto consumo de energia. Exatamente para minimizar o impacto no meio ambiente que a empresa trabalha com dois objetivos principais: minimizar o dispêndio de eletricidade dos seus produtos e investir em tecnologias que possam satisfazer as gerações atuais, sem comprometer as futuras. Desde 2010 a organização não poupa esforços e nem recursos para desenvolver produtos verdes – que economizam energia, não usam embalagens e substâncias tóxicas, são mais leves, podem ser reciclados e têm um tempo de vida maior. Em 2017, a Philips foi nomeada líder da Indústria no Índice de Sustentabilidade Dow Jones com as melhores pontuações (100/100) em Estratégia climática, Relatórios ambientais, Ecoeficiência Operacional e Gestão da Inovação. Entre os destaques do seu desempenho está o programa “Vidas Mais Brilhantes, Mundo Melhor” – que resultou em um grande progresso no seu compromisso de ser neutra em relação à emissão de carbono até 2020.

Natura: figura entre as empresas sustentáveis de destaque pela intensificação do seu foco na área socioambiental nos últimos anos, com iniciativas que buscam aumentar o impacto positivo para toda a sociedade – e não apenas gerar lucro para a instituição. Entre as suas ações notáveis estão: O auxílio prestado às consultoras que vendem os produtos da marca para que elas consigam entrar na faculdade e aprender inglês; criação, em parceria com a Coca-Cola, do IPS (Índice de Progresso Social). Esse índice é utilizado para melhorar a atuação das empresas no Médio Juruá, no Amazonas, com comunidades extrativistas que fazem parte de uma cadeia de fornecimento.

A partir disso, foi identificado que era preciso investir em infraestrutura e saneamento na região; transparência com a sociedade, informando aos consumidores qual é o impacto positivo causado pelos produtos comprados na sua loja virtual – mostrando se a aquisição contribuiu para ações educativas ou preservação florestal, por exemplo. Além disso, a Natura também possui um conjunto de diretrizes chamado de Visão de Sustentabilidade 2050 – que visa ampliar o impacto positivo causado pela empresa até 2050, com ações que englobam desde os produtos até a gestão da instituição.

 

Definir caminhos sustentáveis, discutir modelos antigos e trazer o tema para os valores institucionais são ações que tornam-se comuns pelas empresas que atuam no mercado.

TAGGED:
Share this Article