Now Reading
Como DOMINAR o MEDO de Críticas

Como DOMINAR o MEDO de Críticas

Olá, bem vindos a mais uma conversa, eu sou João Vitor Tenório, dou consultorias e escrevo sobre autoconhecimento, produtividade e desenvolvimento pessoal há um longo tempo. Venho compartilhar com vocês, minhas experiências, ensinando pessoas a se desenvolverem, através do que eu experienciei no campo de batalha.

O assunto de hoje é sobre, O que é o medo da crítica, análise de sintomas, a importância de dominá-lo, como tomar consciência, para ter domínio sobre esse medo.

 

Então, o que é o medo?  Basicamente, medo, é um estado, em nosso corpo e mente, que sentimos quando pode haver um perigo ao redor. Um pouco de medo, é saudável, nos previne e nos guia nas tomadas de decisão, mas há alguns casos em que, os medos, podem se tornar, objeções incontornáveis.  E o que seria, crítica? Crítica simplesmente é a habilidade de avaliar algo, a partir do nosso olhar. Há uma grande diferença entre, crítica e feedback, mas esse é um assunto para outra conversa.

 

Uma experiência pessoal, que passei, por ter medo de críticas:

Na escola, eu e tinha um medo avassalador, de críticas e por isso, extreamemente tímido, meu professor de matemática, me chamou a frente da sala, para um exercício, e me pediu para escolher, uma entre três garotas, para ser minha parceira de equipe, eu estava apavorodo, não consegui escolher nenhuma, eu me senti constrangido, o professor me pediu para sentar, e pediu a outro aluno, para que escolhesse no meu lugar.”

Moral da história: O medo da crítica, em especial, tem mais magnitude, porque, tem a capacidade de, destruir nosso poder de imaginação, nos impede de tomar iniciativas e nos limita individualmente. A importância de ter consciência sobre ele, e domina-lo é justamente, para que tenhamos, poder de decisão e autonomia, em nossa vida.

A crítica implanta medo no coração humano, mas nunca amor ou afeição” Napoleon Hill

 

Sintomas do Medo da Crítica:

Acanhamento: Pessoas que são, tímidas, e sentem nervosismo de forma descontrolada.

Complexo de Inferioridade: Você busca, consciente ou incoscientemente, a aprovação de alguém? ou de um grupo de pessoas? Esse é um dos sintomas mais fortes e mais impactantes de todos

Estravagância: Pessoas que buscam a todo momento, ser o centro das atenções, mas  que nos bastidores, fingem, não se importar com tal atenção.

Falta de Equilíbrio: Já esteve na presença de pessoas que falam baixo, ou, você fala baixo? Tem descontrole da voz ou  reparou na postura, física, ombros caídos, e coluna inclinada, olhos focalizando o chão, desvio de olhar, dificuldade de sustentar contato visual?

Falta de Firmeza nas Decisões: Você tem dificuldade de expressar suas opiniões e idéias? Ou mesmo, concorda com os outros, mesmo que não tenha entedido exatamente o que foi dito ou escrito? Geralmente isso é feito, para evitar conflitos ou constragimentos.

Falta de Iniciativa: Você teve uma oportunidade, de progredir no seu trabalho, vida pessoal, ou em alguma área dasua vida, mas teve medo, de agir, por se preocupar, com o que vão pensar, das suas atitudes? Ou mesmo, tem medo mudanças? 

Falta de Ambição: Você é indeciso? Muito influciável? Aceita derrotas sem persistir ou mesmo, desconfia dos outros sem motivo aparente? Entre outros elementos, como, falta de sensíbilidade na maneira de agir e se comunicar e essencialmente, má vontade em assumir resposabilidades.

Se possível, peça a alguém de confiança, responder essas perguntas com você, para que as respostas, sejam as mais honestas possíveis.  No final desse texto, irei dar algumas técnicas, que eu uso, para me conscientizar e ter controle sobre isso. Essa análise de sintomas, foi criada e baseada, nos conceitos descritos no livro, Quem pensa enriquece.

See Also

 

Três técnicas de como se concietizar e começar a ter domínio sobre esse medo:

1ª Ténica: Ou você domina o medo, ou, o medo te domina. Se você está se deixando ser dominado pelo medo, escreva, no papel, quando esse medo começou, tente se lembrar exatamente, é essencial. Escreva também, quais mudanças positivas, irão acontecer, para você e para s pessoas ao seu redor, no momento em que você vencer esse medo e agir.

 Treine em ambientes controlados: Se você irá realizar atividade de carater expositivo, ou seja, realizar algo que envolva, exposição da sua imagem para um grupo de pessoas, como apresentações, exposição de relatórios, gravar vídeos, TREINE várias vezes. Comece se expondo, apenas para uma pessoa, chame alguém, com quem você se sinta confortável, e peça para ela ouvir sua apresentação.

Treine nos bastidores, para brilhar no palco.”

 Você é o seu maior julgador: É um erro, acharmos que os outros prestarão tanta atenção em nós,pense consigo mesmo, qual foi a ultima vez, em que alguém, te constrangiu por algo que você disse ou fez? Agora, pergunte a você mesmo, a mesma pergunta. Notou alguma diferença? Nos lembramosde situações, que as outras pessoas, nem sequer se lembrarão do acontecido, depois de um ou dois dias.

Se você deseja, um acompanhamento, ou um conteúdo, ainda mais profundo, eu dou mentorias, sobre produtividade, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Entre em contato pelo instagram @Joaozrg caso tenha interesse.

Espero que tenham gostado da nossa conversa de hoje, se esse conteúdo fez sentido pra você compartilhe com seus amigos para que possamos transformar ainda mais pessoas!!

 

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
1
Not Sure
0
Silly
0

© 2022 Luca Moreira. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Moreira Comunicação.

Scroll To Top

benjabet giriş

-
hiltonbet.club
- lunabet.club - süperbetin güncel adres - gizabet giriş