- Cultura
Biografia em homenagem ao artista Ed Ribeiro será lançada no Rio de Janeiro
- junho 23, 2022
- 4:25 pm

Noite contará também com a apresentação do álbum ‘Aluayê – Os Novos Afro-Sambas’, que tem a capa ilustrada por uma das obras do artista
Após lançamento em São Paulo, o livro ‘Ed Ribeiro – O Maior Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, chega ao Rio de Janeiro. A estreia da biografia sobre o ‘Pintor dos Orixás’, na capital carioca, acontece no próximo dia 30 de junho, às 19h, no Teatro Riachuelo. Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento promove uma noite de celebração e agradecimento aos Orixás.
O livro publicado pela editora Filos é de autoria do escritor, jornalista e cineasta Daniel Marx, que reúne importantes marcos da carreira de Ed Ribeiro, como as mostras realizadas na Europa, a exposição no Museu do Louvre, a carreira nos Estados Unidos e também as premiações nacionais e internacionais, que consagraram o artista como o ‘Pintor dos Orixás’.
Criador de obras com destaques internacionais, Ed Ribeiro é reconhecido por estudiosos da arte como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21 por criar a técnica de Derramamento de Tinta – considerada uma das maiores inovações artísticas do século XX. Uma de suas obras mais expressivas é A Borboleta – criação que foi destaque na Philadelphia International Art Expo, em 2008.
Para o autor da biografia, Daniel Marx, o livro permite que o público sinta a arte de outras formas, ele afirma que “é possível conhecer a história de Ed Ribeiro e ao mesmo tempo experimentar outras formas de acesso à arte, um misto de sentimentos e sentidos”.
Ed Ribeiro reforça que é sempre uma honra levar a arte, a ancestralidade e o axé para diversas pessoas. “Sempre que vejo meu livro ou uma obra minha em destaque, sinto que minha missão está sendo cumprida. Meu compromisso é com a arte e com os orixás, apresentar o axé de diversas formas, seguir mostrando que a arte faz parte de cada um. É único, prazeroso, me sinto honrado e feliz”, celebra o artista plástico e escultor.
Nanã e ‘Aluayê – Os Novos Afro-Sambas’
A noite conta ainda com o show de Chico Alves e Toninho Geraes para lançamento do álbum ‘Aluayê – Os Novos Afro-Sambas’. A capa do projeto é assinada por Ed Ribeiro, com a obra intitulada como Nanã.
O artista plástico explica que a obra foi escolhida para ilustrar a capa do álbum pelo significado que a orixá carrega e pela representação da memória ancestral, já que Nanã é considerada a guardiã do segredo da vida e da morte.
“O convite partiu de Toninho Geraes, compositor responsável pela concepção do projeto dos afro-sambas, assim que soube da história do álbum soube que Nanã era a obra perfeita! Ela é considerada a senhora da sabedoria nas religiões de matriz africana, é a mais soberana e mais velha entre as orixás femininas, possuidora de grande poder e por isso ela é uma das mais temidas e respeitadas Orixás”, explica o artista plástico.
SERVIÇO
Biografia em homenagem ao Pintor dos Orixás, Ed Ribeiro, será lançada no Rio de Janeiro
Quando – 30 de junho, às 19h
Onde – Teatro Riachuelo Rio – Rua do Passeio, 38 / 40, Centro do Rio
GRATUITO
Relacionado
Ouça nosso podcast
VEJA MAIS

Luciana Braga brilha nos palcos do Teatro Vannuci ao reviver memórias de Judy Garland

Festival Beneficente conta com participação de diversos artistas de sucesso em prol da solidariedade

Pousada Praia da Crena é a melhor opção para curtir Ilha Grande, em Angra dos Reis-RJ

Influencer mirim, Sophia Braz, participa do arraiá ‘Estação Turma da Mônica’ pela agência Babylon 

Dj Kamila Malaquias lança remix e é apontada como revelação da cena eletrônica nacional
