Biografia em homenagem ao artista Ed Ribeiro será lançada no Rio de Janeiro

Noite contará também com a apresentação do álbum ‘Aluayê – Os Novos Afro-Sambas’, que tem a capa ilustrada por uma das obras do artista

Após lançamento em São Paulo, o livro ‘Ed Ribeiro – O Maior Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, chega ao Rio de Janeiro. A estreia da biografia sobre o ‘Pintor dos Orixás’, na capital carioca, acontece no próximo dia 30 de junho, às 19h, no Teatro Riachuelo. Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento promove uma noite de celebração e agradecimento aos Orixás.

O livro publicado pela editora Filos é de autoria do escritor, jornalista e cineasta Daniel Marx, que reúne importantes marcos da carreira de Ed Ribeiro, como as mostras realizadas na Europa, a exposição no Museu do Louvre, a carreira nos Estados Unidos e também as premiações nacionais e internacionais, que consagraram o artista como o ‘Pintor dos Orixás’.

Criador de obras com destaques internacionais, Ed Ribeiro é reconhecido por estudiosos da arte como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21 por criar a técnica de Derramamento de Tinta – considerada uma das maiores inovações artísticas do século XX. Uma de suas obras mais expressivas é A Borboleta – criação que foi destaque na Philadelphia International Art Expo, em 2008.

Para o autor da biografia, Daniel Marx, o livro permite que o público sinta a arte de outras formas, ele afirma que “é possível conhecer a história de Ed Ribeiro e ao mesmo tempo experimentar outras formas de acesso à arte, um misto de sentimentos e sentidos”.

Ed Ribeiro reforça que é sempre uma honra levar a arte, a ancestralidade e o axé para diversas pessoas. “Sempre que vejo meu livro ou uma obra minha em destaque, sinto que minha missão está sendo cumprida. Meu compromisso é com a arte e com os orixás, apresentar o axé de diversas formas, seguir mostrando que a arte faz parte de cada um. É único, prazeroso, me sinto honrado e feliz”, celebra o artista plástico e escultor.

Nanã e ‘Aluayê – Os Novos Afro-Sambas’

A noite conta ainda com o show de Chico Alves e Toninho Geraes para lançamento do álbum ‘Aluayê – Os Novos Afro-Sambas’. A capa do projeto é assinada por Ed Ribeiro, com a obra intitulada como Nanã.

O artista plástico explica que a obra foi escolhida para ilustrar a capa do álbum pelo significado que a orixá carrega e pela representação da memória ancestral, já que Nanã é considerada a guardiã do segredo da vida e da morte.

“O convite partiu de Toninho Geraes, compositor responsável pela concepção do projeto dos afro-sambas, assim que soube da história do álbum soube que Nanã era a obra perfeita! Ela é considerada a senhora da sabedoria nas religiões de matriz africana, é a mais soberana e mais velha entre as orixás femininas, possuidora de grande poder e por isso ela é uma das mais temidas e respeitadas Orixás”, explica o artista plástico.

SERVIÇO

Biografia em homenagem ao Pintor dos Orixás, Ed Ribeiro, será lançada no Rio de Janeiro

Quando – 30 de junho, às 19h

Onde – Teatro Riachuelo Rio – Rua do Passeio, 38 / 40, Centro do Rio

GRATUITO

Ouça nosso podcast

VEJA MAIS

benjabet giriş

-
hiltonbet.club
- lunabet.club - süperbetin güncel adres - gizabet giriş - eskort eskişehir - mersin eskort - adana eskort -

istanbul avukat