Now Reading
SBT 40 anos: A história que faz parte da gente

SBT 40 anos: A história que faz parte da gente

Completar 40 anos não é fácil, ainda mais quando se trata de uma empresa, e com o SBT não é diferente. Instituição comandada pelo empresário Senor Abravanel, também conhecido como Silvio Santos, a emissora atualmente não vive uma boa fase, mas nada apaga a sua história que é acompanhada por milhões de brasileiros diariamente.

Apesar de ser inaugurado oficialmente no dia 19 de agosto de 1981, a história começa bem antes disso. Em 14 de maio de 1976, surge a primeira estação de TV do Grupo Silvio Santos, a TVS do Rio de Janeiro (canal 11). A emissora nasceu, em grande parte, devido aos esforços de Manuel de Nóbrega, um dos grandes amigos de Silvio Santos, que, mesmo doente, usou todo o seu carisma para ajudar o apresentador. Uma das primeiras atrações da TVS era um game de perguntas e respostas apresentado por Silvio Santos nos estúdios da Vila Guilherme, em São Paulo.

Cartaz de Inauguração do SBT em 1981 (Foto: Divulgação/SBT)

Com fim da TV Tupi, as concessões da emissora ficaram para o empresário, que tempos depois criou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que inicialmente, era composto por atrações populares como “Bozo”, “O Povo na TV” e o próprio “Programa Silvio Santos”. Com o passar do tempo e o segundo lugar assegurado na audiência, o SBT investiu em novos programas e contratações de peso como Gugu Liberato, Hebe Camargo e Jô Soares, que inaugurou o primeiro talk show da TV Brasileira, o “Jô Soares Onze e Meia”.

A partir dos anos 1990, a emissora contaria com atrações que marcariam para sempre a sua história. Programas como “Viva a Noite” e “Domingo Legal” ambos comandados por Gugu Liberato deixam saudades e cativam a memória dos fãs até os dias de hoje. Ainda no segmento de entretenimento, os desenhos infantis são figurinhas carimbadas na emissora, que também contava com animadores para garantir a alegria da criançada, são eles: Mara Maravilha, Eliana, Angélica e mais recentemente, Maísa Silva e a dupla Priscilla Alcântara e Yudi Thamashiro.

Conhecido pelas inúmeras bailarinas, o programa Fantasia teve grande êxito nos anos 1990 (Foto: Divulgação/SBT)
Hermano Henning, um dos grandes nomes da história do jornalismo do SBT (Foto: Divulgação/SBT)

Nos seus 15 anos, o SBT muda a sua sede para o CDT da Anhanguera, que abriga até os dias de hoje desde as novelas até o jornalismo.  E por falar no Jornalismo, apesar de ser um dos departamentos que possui menos investimentos por parte da emissora, trouxe muitos êxitos ao canal, entre eles, as chegadas de Boris Casoy e posteriormente de Ana Paula Padrão, responsáveis por reativar o jornalismo da emissora, que até então era pouco reconhecido.

See Also

Eterno coringa, Chaves percorreu por toda a programação do SBT (Foto: Divulgação/SBT)

Entre sucessos, o SBT já teve os momentos de polêmica e não foram poucos. Um dos mais conhecidos é a famosa “grade voadora”, que é promovida pelo Silvio Santos, onde ele decide mudar horários, apresentadores e conteúdos dos programas em cima da hora. Outra polêmica da emissora que repercute sempre que possível é dar espaço a figuras e atrações de cunho duvidoso, vide o jornalístico “Primeiro Impacto” apresentado por Dudu Camargo, que ficou marcado ao comandar o telejornal em 2016, época em que tinha apenas 18 anos e sem experiência como jornalista. E por fim, uma das polêmicas que sempre transpareceu ao SBT, mas que sempre dá o que falar é a posição governista da emissora, no ano passado, o telejornal “SBT Brasil” chegou a ser cancelado e substituído pelo programa “Triturando” para evitar de transmitir notícias contrarias ao Governo Bolsonaro.

Fenômenos de audiência, as novelas mexicanas sempre foram queridas pelo público (Foto: Divulgação/SBT)

Conforme havia dito logo no início do texto, o SBT não tem vivido um dos seus melhores momentos devido a crises de audiência e questões institucionais, que também sempre presentes consigo. Mas nada apaga a história e o legado que o SBT possui de ser memorável. Nesses 40 anos de existência, só tenho a desejar todo sucesso do mundo a emissora e torcer que ela saia o quanto antes desta fase tenebrosa e invista em si própria, não só em um ou dois segmentos, mas todos eles para que ser a TV que sempre foi, a TV que tem torcida!

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

© 2021 Luca Moreira. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Moreira Comunicação.

Scroll To Top