O caso do sérvio Novak Djokovic, que foi impedido de entrar na Austrália por não ter se vacinado contra a covid-19, é sem dúvidas o assunto mais comentado da semana. Entrementes, a cada dia que passa a situação ganha novos capítulos e enredos que estão longe de um desfecho favorável, pelo menos esportivamente falando. Afinal, o número 1 do mundo estará apto ou não a jogar no Aberto da Austrália e, quanto tempo mais essa história vai perdurar?

 De acordo com documentação apresentada, Djokovic corre atrás de uma isenção de vacinação, pois, ele afirma que contraiu a doença em dezembro, ou seja, algumas semanas atrás. Desta forma seus advogados tentam anular o cancelamento de seu visto de entrada na Austrália. Existe, porém, uma grande questão nisso tudo: As autoridades federais comunicarão à Tennis Australia que caso houvesse jogadores não vacinados esses seriam impossibilitados de entrar no país, mesmo que apresentem de imediato uma isenção, nos últimos seis meses, que contraiu o vírus. Mas isso é apenas mais um dos ingredientes colocados nesse campo vasto de discussão.

Contudo, a incerteza acerca da situação vacinal do número 1 do mundo continua indefinida, pelo menos até a próxima segunda-feira, quando Djoko aguarda julgamento para saber se poderá entrar na Austrália.

O que pensam os outros tenistas sobre o caso?

Já em Melbourne, durante uma coletiva recente, o tenista espanhol Rafael Nadal respondeu às perguntas que lhe foram feitas sobre Novak Djokovic e toda a repercussão que o caso ganhou nos últimos dias. Na declaração, Nadal preferiu manter uma postura firme e convicta nas recomendações dos profissionais da saúde. “Fomos orientados a tomar a vacina para controlar a pandemia que assola o mundo todo e jogar torneios. As condições de vir para a Austrália eram claras e não tem muito mais o que falar a respeito disso. O povo australiano tem o direito de estar frustrado, então quando o assunto se torna público, fica difícil para eu emitir uma opinião’’.

Melbourne hoje está entre uma das cidades mais afetadas pelo confinamento, por isso mesmo que existe toda uma restrição e exigência de vacinação para a entrada de turistas que chegam de outros países. Afinal de contas, já foram quase dois anos em lockdown.

Canhoto de Mallorca ganha seu primeiro torneio do ano e já faz planos para o Aberto da Austrália

Rafael Nadal, número 6 do mundo, conquistou o torneio ATP 250 Summer Set em Melbourne ao derrotar neste domingo em uma dura final o norte-americano Maxime Cressy, atual 112 do mundo, que deu trabalho e caiu em sets diretos, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/3, após 1h44 de jogo.