Citroën C3 Rally2 é imbatível na Croácia

Luca Moreira
7 Min Read

Os pilotos do #C3Rally2Family voltaram à ação internacional no Rally da Croácia, terceira rodada do Campeonato Mundial. Líderes da etapa de abertura, Yohan Rossel e Valentin Sarreaud dominaram a classe WRC2 durante todo o fim de semana, terminando o rali no degrau mais alto do pódio. Embora Eric Camilli e Stéphane Lefebvre fossem competitivos com os líderes em termos de ritmo, ambos sofreram furos.

  • Com vinte etapas e disputado em uma distância competitiva de quase 300 quilômetros em estradas estreitas e sinuosas, o Rally da Croácia representou um verdadeiro desafio para pilotos e carros.

 

  • De volta a competir no WRC depois de somar valiosos pontos em janeiro no Rallye Monte-Carlo no C3 Rally2, Yohan Rossel não perdeu tempo em mostrar aos seus rivais seu ritmo. Ao lado do co-piloto Valentin Sarreaud, Rossel aproveitou todo o potencial do C3 Rally2 para subir ao topo da classificação do WRC2 após a SS1. Rossel e Sarreaud continuaram a produzir um desempenho sólido, mantendo-se longe de problemas e administrando a liderança ao longo do fim de semana para garantir sua vitória de primeira classe no WRC2 no C3 Rally2. Rossel também marcou quatro pontos extras para o Campeonato Mundial de Pilotos ao estabelecer o segundo melhor tempo no Power Stage.

 

  • Para dominar as exigentes etapas do Rally da Croácia, que apresentam níveis variados de aderência, os pilotos precisam ter um carro com uma configuração perfeita. Cheios de confiança no C3 Rally2, Stéphane Lefebvre e o co-piloto Andy Malfoy produziram performances espetaculares, conquistando quatro vitórias no WRC2, e pareciam estar no caminho para somar grandes pontos. Infelizmente, Lefebvre perdeu todas as esperanças de um bom final na SS13 quando teve um furo. Mesmo assim, terminou em sétimo na classe, tendo mostrado um ritmo muito bom durante grande parte do fim de semana.

 

  • Eric Camilli e Thibault de la Haye competiam no Rally da Croácia pela primeira vez no C3 Rally2. Famoso pela sua velocidade, Camilli parecia pronto para disputar um pódio, tendo lidado com as complicadas estradas croatas. Com três vitórias em etapas, o ás francês estava em terceiro quando também sofreu um furo na SS13. O #C3Rally2Family se esforçou muito no sábado e no domingo para terminar o Rally da Croácia fora dos cinco primeiros.

 

  • Tendo se comprometido com outro programa no WRC2, o piloto americano Sean Johnston também competiu no Rally da Croácia pela primeira vez. Ao lado do co-piloto Alexander Kihurani, o piloto do C3 Rally2 fez bons progressos ao longo do fim-de-semana, permitindo-lhe terminar a prova em décimo primeiro lugar no WRC2.

 

  • Com onze vitórias em três dias de corrida, os pilotos do #C3Rally2Family mostraram um alto nível de competitividade em um rali de asfalto incomum, com algumas condições climáticas muito variáveis. Os engenheiros da Citroën Racing forneceram aos pilotos do #C3Rally2Family a melhor configuração para lutar pelos primeiros lugares.

 

  • Inscrito pela Citroën Rally Team Hungria no Therwoolin Boldogkő Rally no C3 Rally2, Mads Ostberg conquistou sua segunda vitória geral nesta temporada no Campeonato Húngaro de Rally, confirmando sua liderança na classificação dos pilotos.

 

  • Campeão Alemão de Rali de 2021 com o C3 Rally2, Marijan Griebel pretende defender com sucesso o seu título. O piloto alemão confirmou as suas intenções ao terminar em terceiro no ADAC Rallye Erzgebirge, a ronda inaugural da temporada.

 

O QUE ELES DISSERAM…

Yohan Rossel, vencedor da classe WRC2 no Rali da Croácia

“Trabalhamos muito com a equipe PH Sport desde Monte-Carlo e esta vitória é para eles. É a minha primeira vitória a este nível. Foi muito importante vencer este rali para marcar grandes pontos para o Campeonato WRC2, esse era o objetivo, este fim-de-semana, claro. Assumimos a liderança após a etapa de abertura. Depois disso, usamos o potencial do C3 Rally2 para aumentar a diferença, gerenciar nossa posição e evitar problemas. Esta vitória é muito importante para o Campeonato”.

 

Valentin Sarreaud, co-piloto de Yohan Rossel, vencedor da classe WRC2 no Rali da Croácia

“O rali correu perfeitamente, mas foi muito difícil com as condições meteorológicas em mudança. O C3 Rally2 funcionou perfeitamente. Sentimo-nos confiantes no carro muito rapidamente. Apesar das condições difíceis, ainda fomos capazes de avançar em todas as etapas. Claro, as diferenças eram grandes, mas o rali não foi fácil de forma alguma. Estou muito satisfeito com a forma como as coisas estão funcionando com Yohan Rossel. A Croácia foi o nosso segundo rali juntos, depois do Spa Rally em 2021 e voltamos a vencer. Esperamos manter nossa boa forma nos próximos ralis”.

 

Stéphane Lefebvre, sexto na classe WRC2 no Rali da Croácia

“Este foi um rali muito exigente, com condições difíceis, não cometemos erros de condução. Pudemos lutar pelos melhores tempos nas etapas que aprendemos ao longo do rali, o que mostra o nosso nível de desempenho. Infelizmente, com dois furos, o pódio logo ficou fora de alcance. Não estou satisfeito com o sexto lugar porque esperávamos muito mais.”

 

Eric Camilli, sétimo na classe WRC2 no Rali da Croácia

“Estou muito satisfeito com as nossas prestações no C3 Rally2. Acho que poderíamos ter lutado por um lugar no pódio se não tivéssemos o furo. Depois disso, perdemos qualquer chance de alcançar nosso objetivo. Esta foi a minha primeira participação no Rali da Croácia. Corremos na chuva, o que não é a maneira ideal de ver as etapas pela primeira vez. Tivemos que nos familiarizar com as coisas primeiro e acabamos perdendo algum tempo. Nosso fim de semana na Croácia termina com uma nota positiva, no entanto, e nosso bom nível de desempenho nos dá esperança de que tenhamos uma chance de pódio em Portugal.”

TAGGED:
Share this Article